REVOLUÇÃO
Não são os homens que revolucionam o mundo, são seus ideais.

06 junho 2007

VIVENDO UM MOMENTO DE CADA VEZ

Um grande sábio estava fazendo uma palestra na cidade de Madri, depois de subir ao palco sua primeira pergunta foi:

- O que vocês vão fazer no próximo segundo?

Toda a platéia ficou calada surpreendida pela indagação, então o sábio disse:

- Tarde demais, já perderam esse segundo pensando no que fariam. – fez uma rápida pausa, depois continuou. – A maioria das pessoas faz exatamente o que vocês fizeram neste momento, pensam no que vão fazer para o futuro e esquecem de viver o presente, então aos poucos começam a se sentir frustradas na vida porque têm a sensação de nunca terem realizado algo de concreto. Estão sempre planejando, mas nunca executando.

Uma mulher sentada na primeira filha levantou o braço e interpelou:

- Então quer dizer que não devemos nos planejar para o futuro, deixar que tudo aconteça de forma casual? Se isso acontecer poderá haver graves conseqüências, talvez erros irreparáveis!

O sábio tinha um sorriso no semblante quando respondeu a pergunta.

- Você tem razão, ninguém vence uma maratona se não tiver se preparado anteriormente, o mesmo é com a vida em geral, ninguém consegue ser bem sucedido quando deixa de planejar.

Os convidados ficaram confusos, as duas respostas do sábio pareciam contraditórias. A mulher perguntou novamente:

- Então nós devemos ou não planejar para o futuro?

- Devem, mas a grande pergunta é: o que vocês planejam para o futuro?

O sábio apontou para um homem que estava ao lado da mulher que fizera a pergunta e ele respondeu que estava planejando trocar de carro no mês que vêm. Outros responderam que estavam pensando em trocar de casa, mudar de emprego, casar-se, divorciar-se e muitas outras respostas.

- Percebem o que eu digo? Todos esses planos são válidos, mas só funcionam quando combinados com outro plano, muito mais prioritário, o de ser feliz. Os mais espertinhos podem argumentar que para serem felizes é necessário realizar tais planos para o futuro, porém, se esse pensamento prevalecer, vocês nunca serão felizes, porque a felicidade sempre estará no futuro, uma busca interminável porque a humanidade nunca pára. Acontece o efeito dominó, “serei feliz quando estiver trabalhando no emprego dos meus sonhos, serei feliz quando achar o grande amor da minha vida, serei feliz quando...”, sempre “quando”. Então Deus nos dá o que queremos e em pouco tempo chega à sensação que não somos mais felizes, surge uma nova busca, uma nova vontade, e assim se sucede até o final de nossas vidas sem nunca termos sentido felicidade de verdade, aquela que sai de dentro.

- Seja mais objetivo. – gritou um homem no fundo do salão.

- Claro. Planejem suas vidas o quanto e o quê acharem necessário, porém não associem essas buscas com sua felicidade atual, sendo felizes no presente independentemente do que almejam. Assim de forma automática serão felizes no futuro, porque ele é o momento seguinte. – sua palestra estava terminada, não havia mais nada para ensinar. – Que todos vão em paz, e lembrem-se: se você não consegue ser feliz com o que tem, você também não será feliz com o que terá, seu descontentamento sempre será com o “ter”.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

<< Home